Você está aqui: Home > Enduro > Enduro 2008

Enduro 2008

Enduro é um esporte de Motos Off-Road, ou seja uma competição de motos fora da estrada. Existem campeonatos nacionais e internacionais de enduro que são coordenador ou acontece sob a supervisão da Confederação Internacional de Motocicletas ou da Confederação nacional, conforme o caso em questão. Porém o ápice do enduro internacional é World Enduro Championship, realizado pela ABC Communication e da FIM – Federação Internacional de Motociclismo.

Foto Enduro 2008 #1

Foto Enduro 2008 #1

O Enduro 2008 ainda está acontecendo, tanto a nível internacional como o campeonato nacional, ambos divididos em três categorias diferentes, que são: Enduro 1 ou F1 -> com motos até 125 cilindradas com 2 tempos ou 250 cilindradas com 4 tempos. Enduro 2 ou F2 -> participam as motos de 175 a 250 cilindradas com dois tempos ou até 450 cilindradas com quatro tempos. Enduro 3 ou F3 -> participam as motos acima de 250 cilindradas de dois ou quatro tempos. O campeonato nacional de enduro 2008, obedece as determinações e o regulamento da Federação Internacional de Motociclismo, assim as categorias são divididas no mesmo nível. O enduro 2008, que ainda está acontecendo no Brasil, é um categoria do Motocross muito emocionante, com etapas muito competitivas que testam a habilidade e competência dos pilotos, além da resistência e excelência do motor e Mecanica de Motos off-road.

Foto Enduro 2008 #2

Foto Enduro 2008 #2

As etapas são disputadíssimas e como podemos observar nos calendários do enduro 2008 tanto nacional como internacional, as provas acontecem num percurso nunca inferior a 200 km, dividido em dois dias de provas intensas e cansativas que comprovam a resistência do conjunto, piloto e máquina. O percurso das provas é repetido pelos pilotos duas vezes no sábado e no domingo é repetido 3 vezes. Em cada uma dessas voltas o piloto do Enduro 2008 tem que preencher alguns requisitos mínimos como cross teste, extreme teste e/ou enduros testes, dependendo do tipo de circuito que esta acontecendo e a categoria do enduro 2008.No Brasil as provas do enduro 2008 contam com uma categoria especial, que é o enduro chamado, enduro de regularidade. Essa modalidade de enduro conta com muitos fãs, pois consideram muito mais emocionantes.

Foto Enduro 2008 #3

Foto Enduro 2008 #3

Nessa categoria as exigências são mais rigorosas e os pilotos tem que passar por pontos pré-determinados no tempo exato, qualquer atraso ou adiantamento o piloto perde pontos e sofre penalidades. O enduro 2008 de regularidade é realizado em 18 etapas, em 9 estados brasileiros, e acontece com o patrocínio da Yamaha Motos, da Totem e também da TAM. As provas do enduro 2008 que ainda estão em andamento levam um grande numero de fãs para assistirem aos pilotos nas suas motos de Supercross fazendo manobras radicais e emocionantes. Apesar de parecer um esporte perigoso é cada vez menor o numero de acidentes de motos que acontecem nos enduros, mostrando que pilotos e equipes também investem e se preocupam com a segurança.

Gostou do artigo sobre Enduro 2008? Veja mais sobre Motos Motocross aqui!

- Artigos mais visitados